Karatê - Uma forma de vida
O Karatê é uma arte marcial japonesa, originalmente criada na ilha de Okinawa, a qual que faz uso de socos, chutes, cotoveladas e derrubadas. Inicialmente levada ao Japão pelo Sensei Gichin Funakoshi (fundador do estilo Shotokan), em 1921, a pedido da família Real Japonesa, possou a ser difundida para o mundo sempre no intui de moldar o caráter de seus praticantes.
Mas o Karatê também é um esporte e um forma de defesa pessoal. Um esporte olímpico, inclusive. Coordenando a aplicação prática de uma luta com um esporte de alto rendimento, e dando de brinde um controle emocional e uma forma de liberação de stress.
O treino de Karatê pode ser dividido três partes principais: Kihon, kata e Kumite.
O Kihon (fundamentos) é a prática das técnicas, básicas ou avançadas. Feita de forma individual ou em pares. Onde o praticante tem a chance de corrigir suas deficiencias.
O kata (forma) é a sequencia de golpes pre-definida, a qual simula uma luta, onde são reunidas técnicas que deverão ser aprendidas pelo praticante.
O kumite (combate) é a aplicação prática do aprendizado do praticante, realizado através do kihon e do kata. Esta aplicação ocorre de forma gradual, conforme o praticante evolui na graduação
A graduação
O karatê é dividido em graduações por cores de faixas. Estas graduações variam de acordo com o estilo praticado. Pórem todas os estilos iniciam na faixa branca (kohai - graduação mais baixa) e evoluem de até a faixa preta (yundansa - aluno graduado). Continuando sua evolução após a faixa preta, temos os famosos Dan's (graduação elevadas). Esta é um caminho (Do) para uma vida. Por isso é chamado de estilo de vida. E por mais que as pessoas pensem o contrário, é uma estilo de vida de não-violencia. Um praticante de artes marciais prima por evitar uma luta. Mas sempre lutando o bom combate.
Veja as graduações dos estilos mais classicos click no link